Quais as possibilidades?
Importante
Respeitando os direitos autorais e em obediência a
Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 14.010, de 10.6.2020, não é permitida a divulgação do conteúdo desse site em qualquer meio de comunicação sem a autorização expressa dos seus autores. Caso tenha interesse em divulgar, entre em
contato que terei o maior prazer em recebê-lo.
Qual seguir?

No setor privado, dificilmente conseguirá exercer a profissão de cirurgião dentista com toda a formalização trabalhista. Geralmente nesse setor você se torna um prestador de serviço. Dessa forma, dificilmente terá um salário fixo com carteira assinada, direito a férias, décimo terceiro e FGTS. Receberá porcentagens das clínicas e consultórios que trabalhar.
Existem alguns setores da sociedade, como sindicatos e entidades empresariais, que contratam dentistas. Mas a oferta é muito pouca para absorver o volume de profissionais que temos no mercado. Os salários, quando existem, são melhores que no setor público. Mas perde-se estabilidade e benefícios de aposentadoria. Talvez uma coisa compense pela outra. Isso quem avaliará é você.
Na prestação de serviço, muitos acham que é pouca a porcentagem que se paga pelos tratamentos realizados. E concordo com isso. Hoje em dia, ouço algo em torno de 30% a 40%. Também acho que deveria ser mais. Eu tive o privilégio de, no meu início de carreira, receber 50% dos serviços prestados, livre de qualquer taxação.
Fui muito feliz nesse consultório. Tinha excelentes condições de trabalho com os melhores materiais, mesmo sendo simples e longe dos grandes centros. E existem excelentes oportunidades nessa área porque em alguns casos, mesmo não sendo alta a porcentagem sobre o serviço prestado, têm clínicas que cobram R$ 5.000,00 reais por procedimento.... atendem uma elite financeira da sociedade. 40% desse valor até que não é ruim, principalmente se for por hora, não é mesmo?
Empreendedor.... Essa é a melhor e a pior parte... Vamos começar pela melhor:
Quer fazer do seu jeito?
Como acredita que a Odontologia deva ser exercida?
Ter seu próprio horário?
Liberdade?
Ficar rico?
Ter funcionários para trabalhar menos e poder administrar mais?
Pronto! Esse é o caminho!

Sem dúvida, esse é o setor que mais te propiciará isso! Não tenha dúvidas! Bônus mil! Mas temos o ônus também, como sempre...
Está disposto a ficar sem salário fixo por anos?
Deixar de viajar por até uma década?
Consegue dormir com altas dívidas?
Não se desespera em ver sua conta corrente no vermelho?
Ter um veículo chamado de condução e não de carro no início?
Seu parceiro de vida, se tiver, está disposto a isso?
Consegue ter paciência a longo prazo?
Se você reúne todas essas qualidades, seguramente pode ser um grande empreendedor. Se trabalhar honestamente e corretamente, não se desespere! Você chegará lá! Pode demorar um pouco, mas com certeza atingirá esse objetivo.
Tem pessoas privilegiadas que conseguem um empurrãozinho de alguém nesse início. Principalmente se for ajuda financeira ou se tem algum ente querido com um consultório ou clínica já por muitos anos estabelecidos. O caminho fica menos árduo, mas nunca fácil. As pessoas gostam muito de ver as coisas já encaminhadas. E não querem conhecer o caminho percorrido para se chegar lá. Não existe mágica para isso.
Espero que tenhamos muitos empreendedores lendo essas páginas. O mundo precisa de vocês. Afinal é uma minoria que emprega a grande maioria da população.
Termino ainda dizendo que nesse setor você necessariamente precisará de dois grandes quesitos: Além de ser um bom profissional, deverá também ser um grande administrador. Se é do tipo que não consegue administrar sua vida pessoal, talvez encontre muita dificuldade em administrar uma empresa. É muito mais complexo!
Você precisa saber qual o melhor perfil que se encaixa dentre esses 3 grandes grupos de atuação. Em todos, pode ser muito feliz. E como consequência tudo virá naturalmente.
Apesar do setor público não remunerar tão bem, poderá planejar até o fim da sua vida contando com aquele salário. É um grande bônus saber que nunca receberá uma carta de demissão.
Gosta de maiores riscos? Sem problemas. Pode prestar serviço ou ter seu próprio negócio. Pode ter um retorno mais lento, mas com muitas possibilidades.
Lembrando que em qualquer situação, se persistir e fizer tudo certo, chegará no mesmo destino. Tem gente que não valoriza ser funcionário.... lembre-se que se for competente, nunca faltará oportunidade de trabalho.

Além disso, gosto sempre de dar um exemplo nessa questão.
Hoje você prefere ser um bom e famoso apresentador de TV ou o dono da emissora?
Ser um dos melhores jogadores do mundo ou o dono do time?
Pense nisso...
Até a próxima!!!