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Sem sombra de dúvidas, é o assunto mais complexo quando comparado com os anteriores. São muitas nuances e seguramente não conseguirei abordar todos os aspectos. E a intenção é apenas dar uma direção. Espero poder ajudá-lo a escolher um caminho. Mas ao fazer isso, deverá estudar muito mais para conseguir compreender as dificuldades e atingir seu objetivo em ser feliz.
Inicialmente, você terá que possuir duas vocações. Ser um bom dentista e um bom empreendedor/administrador. Pelo menos em um primeiro momento. Já que fez um curso de Odontologia, suponho que queira ser o primeiro funcionário de sua própria empresa. Mas isso não é uma obrigação. Ao longo de toda a minha vida acadêmica conheci muitos alunos que já possuíam algum negócio na área de atendimento odontológico e foram buscar a faculdade para entender melhor tecnicamente o ofício da sua empresa, o que eu acho ótimo.
Mas se você vai ser o primeiro e único funcionário no começo, concorda que, para sua empresa crescer, ela necessita que tenha múltiplas funções? Além de dentista, será o auxiliar, recepcionista, faxineiro, comprador e o administrador de tudo isso. Se supormos que cada um desses profissionais trabalhe 8 horas por dia, percebe que seu dia deveria ter mais de 24 horas para suprir todas essas atribuições?
Dessa forma, você está preparado para ter uma carga de trabalho de pelo menos 18 horas diárias contando com os finais de semana? Sua família vai entender essa situação? Que os seus ganhos momentaneamente serão de investimentos para sua empresa? O que eu mais conheço são pessoas que querem ter uma vida de funcionário tendo um negócio próprio.
Talvez muitas pessoas não concordem comigo, mas não consigo entender como o dono da clínica se ausente da empresa/consultório por várias horas ou alguns dias da semana e a deixe nas mãos de auxiliares ou de profissionais prestadores de serviços. Lembre-se que se sua empresa falir, essas pessoas continuarão em outros lugares, mas você perderá o seu negócio. Para que realmente você possa contar com esses profissionais, o nível de comprometimento tem que ser enorme. Normalmente são grandes amigos ou parentes, que também se beneficiam em caso de crescimento de sua empresa.
Tenho ótimas histórias, donos de grandes clínicas, que começaram humildemente com um modesto consultório e tinham como braço direito a esposa/marido ou os pais. Eu acho que não existe uma fórmula mágica para isso. E ao ver as histórias, elas são muito parecidas. Nunca vi ainda a trajetória de uma clínica de sucesso em que não houvesse o envolvimento direto de seu dono ou de um fiel escudeiro.
Na parte administrativa, muitos terão que aprender através de cursos ou mesmo pela vivência de ter trabalhado em grandes consultórios/clínicas em como gerir uma empresa. São muitos detalhes que terá que estudar arduamente. Além disso, acredito que existe um fator que não está nos livros e não conseguirá aprender com ninguém. Ser empreendedor é um dom. Como ser um músico, bailarino ou atleta.
Lembre-se que é uma ínfima quantidade de pessoas que emprega as outras bilhões no mundo todo. Eles não pensam como a maioria, nem poderiam. E se você se descobrir como um visionário empreendedor, parabéns. Que você cresça e ajude a empregar muitas pessoas que precisam sustentar suas famílias. Mas se não for, não fique triste. Você só faz parte de uma imensa maioria.
Outra coisa que eu acho importante abordar, não imite alguém apenas por imitar. Também vi e vejo muita gente perder seu negócio indo atrás de fórmulas prontas. Espelhar-se em alguém pode ser muito bom. Mas pra isso certifique-se que os negócios sejam parecidos, o mesmo público e as mesmas características. Verifique também se essa pessoa que você espelha se pareça contigo. Caso contrário, é a mesma coisa que comprar uma calça pra você apenas porque vestiu bem em outra pessoa. Pode ficar ridículo no seu corpo. Se for imitar alguém, imite as coisas certas. Trabalhar bastante, dedicação, esforço, ser econômico, investir certo, fé e perseverança.
Hoje em dia é muito comum os profissionais utilizarem as redes sociais para divulgarem seus trabalhos e tem pessoas copiando esse modelo. Não tenho nada contra. Mas se for fazê-lo, vou te contar um segredo. Já não é mais o pioneiro nisso. Não é mais novidade. Pelo contrário, talvez já estejamos em um ponto de saturação. Quantas lives você assistia no passado e quantas você vê atualmente? Conheço pessoas que postavam dois (duas) a três vídeos/publicações por dia. Fizeram isso por meses. Mas os resultados não vieram. E são várias as explicações. Talvez tenha que se investir muito mais tempo hoje para um retorno quando comparado com alguém que começou a fazer isso logo no início. Ou ainda, talvez você tenha que inovar, fazer algo que ainda ninguém tenha feito. Isso já é mais difícil. Só peço por favor para que, ao inovar, não caia no ridículo. Às vezes, ao querer inovar, pode fazer coisas que se arrependa depois.
Faço uma reflexão... se uma pessoa passou 1 ano investindo em redes sociais e depois desistiu, concorda que poderia ter usado esse tempo investindo diretamente nos pacientes? Quanta energia foi gasta para nada? Pode parecer que não, mas se fez corretamente, eu asseguro que muito tempo foi utilizado para manter essa rede. Ah, você pagou por isso? Some tudo e veja se realmente teve retorno. Precisa investir por mais tempo? Sabe quanto é o seu limite para esse investimento? Eu acho que deveria estudar mais a respeito. Porque corre o risco de nadar um oceano e morrer na praia.
Se utilizou esse tempo para deixar seu paciente mais satisfeito, pode ter feito um eficiente marketing direto. Acredito que foi um bom investimento. Afinal é ele que te sustenta e eventualmente te trará mais pacientes. Será que não é melhor usar esse tempo ligando para o paciente para saber se está bem após uma cirurgia ou tratamento endodôntico do que postar um antes/depois no instagram ou facebook?
Vejam, não quero ser o dono da verdade. Como sempre digo, é apenas a minha opinião. Mas depois de muitos anos clinicando, tendo um consultório próprio e ouvindo e vendo muitas histórias, observo com muita frequência esses problemas. A minha intenção é apenas repassar a minha experiência. O caminho, quem escolherá, é você.
Também conheço histórias propositivas de pessoas que cresceram seu negócio através de redes sociais. E o interessante é que sempre tem algo inusitado nelas. Ou pelo pioneirismo, a forma inédita de abordar algo ou pela criatividade. Infelizmente tem casos de profissionais que ficaram famosos pela falta de ética ou por chamarem a atenção através do ridículo. Na minha opinião é a pior forma de se fazer crescer algum negócio. Afinal, tudo poderá ser usado contra você. E lembre-se: redes sociais têm alcances infinitos. Da mesma forma que te leva ao paraíso rapidamente, a queda para o inferno também pode ser vertiginosa...
Não acredito em receitas prontas, afinal são vários caminhos a serem seguidos. Os profissionais são diferentes e atraem pessoas dos mais variados tipos. Tenho um grande amigo que me ensinou uma vez que os pacientes dele já o conhecem. Com todos os defeitos e virtudes. E a parceria dá certo. Os que não se deram bem com ele, já foram com outros profissionais. E tudo bem. Tem paciente para todos.
Os seus pacientes normalmente vão acreditar no que você acredita. Se acredita em rede social, ele provavelmente te achará por lá. Se acredita em indicação, seguramente seus pacientes só virão indicados. Se acredita em indicador profissional através de mídias eletrônicas, não se preocupe. Seus pacientes devem acessar esse tipo de informação. Eu só discordo, com todo o respeito, que hoje em dia, se você não tiver uma rede social intensa e ativa, não exista profissionalmente. Já ouvi isso de diversos profissionais renomados. São formadores de opinião.
A impressão que me dá é que quem não gosta disso está fadado ao fracasso. Que triste se isso for verdade. Avaliar a capacidade de um profissional só porque ele gosta ou não de redes sociais. É claro que elas podem trazer muitos pacientes e retorno financeiro, além da fama. Mas para mim, eu insisto que ter sucesso não é apenas ter muito dinheiro ou ser famoso. Gosto de acreditar que além do conforto financeiro, devemos também acrescentar algo na vida de alguém.
Com relação a investimentos, aprendi que o tamanho do seu negócio é o tamanho do seu investimento. E muitas vezes não é só financeiro. Requer tempo também. Muita gente reclama que seu consultório não está rendendo o esperado. A minha pergunta é: qual energia você está dedicando ao seu negócio? Não se sinta injustiçado, mas infelizmente estará recebendo o que o seu consultório merece. As pessoas costumam pensar de uma maneira inversa. Quando entrar um dinheiro extra compro o motor para fazer implante. É ao contrário. Compro o motor primeiro porque automaticamente entrarão os casos de cirurgia. Quando ganhar um extra, faço a reforma. Faça-a primeiro. Os pacientes valorizam isso. E não é milagre. Simplesmente você se preparou para isso acontecer.
Levar a geladeira velha de casa para o consultório? De jeito nenhum. Por favor, não faça isso. No consultório tenha a melhor e mais bonita geladeira, televisor, cafeteira. É de lá que virão os recursos para poder comprar as coisas boas para sua casa. Se o seu lar for impecável e o consultório for tosco, como o paciente pode se sentir valorizado já que, na maioria das vezes, ele não frequenta sua residência? Geladeira velha só se for levar para o seu sítio ou casa na praia!
Quanto á localização, perca (na verdade ganhe) um tempo precioso para essa pesquisa. Os tempos mudam e os hábitos da população também. Muita gente não tem mais carro hoje em dia. Transporte público mais Uber está ficando cada vez mais barato que manter um carro. Ter o seu consultório bem localizado é muito importante na minha opinião. Se for perto de metrô ou em uma rua/avenida bem localizada, já é um bom começo. É claro que tem a ver com seu público alvo. Eventualmente seus pacientes só virão de carro. Nesse caso não importa. Mas tenha, de preferência, seu consultório próximo da moradia desses pacientes e um bom serviço de manobrista. Isso é uma coisa que os pacientes gostam muito. Prédios comerciais próximos a estações de metrô suprem bem essas condições! Se o paciente for de metrô tem essa opção e se for de carro e quer todo o conforto e segurança, normalmente esses lugares têm manobristas.
No caso de optar pelo prédio comercial, fique atento a alguns detalhes. Consultório odontológico não é só a cadeira, equipo e uma mesa como sabemos. Tem um vasto problema de instalações elétricas e hidráulicas. Fora a questão do aparelho de Rx. Necessita-se de proteção da radiação dos pacientes na sala de espera, dos outros profissionais que prestarão serviço, dos funcionários (se tiver) e da sua própria. Pra piorar temos que usar um compressor, que apesar de alguns modelos serem silenciosos, o barulho constante, mesmo baixo, podem te enlouquece ou o seu vizinho. Ou pior, talvez os dois. Se não verificar bem isso, pode ter problemas em alguns prédios comerciais.
Cuide também da questão de valores de condomínio. Tem prédios maravilhosos, bem localizados e com valores de aluguel/compra bem convidativos. Mas o condomínio pode ser muito alto. Por má administração ou por ter poucas unidades. Veja inclusive o horário de funcionamento do prédio. Isso é importante para a nossa profissão.
Muitos procedimentos odontológicos podem exceder o horário planejado e se o mesmo fechar, terá que passar o fim de semana ou o feriado prolongado enclausurado com o seu paciente. Nesse caso, só desejo que seja um/uma paciente agradável. Teria uma segunda opção nesse caso o que obviamente é mais comum... O porteiro esperar a finalização do seu atendimento após o horário de expediente. Horas extras...
Se o porteiro processar o prédio, os outros condôminos não serão muito simpáticos com você. E ainda tem a questão de urgências em horários alternativos. Imagine se você tiver que atender o presidente de uma empresa cujo provisório do elemento dental 11 soltou às 23 horas. E ele tem uma reunião as 08 horas no dia seguinte. Como fazer se o prédio está fechado nesse período? Talvez ele comece a querer trocar de profissional se for uma situação recorrente. Veja também se o condomínio tem refrigeração (ar condicionado) central.
Normalmente, nesses casos você terá a comodidade de não precisar instalar esse tipo de aparelho na sua sala. Porém, ele terá hora para desligar. Imagina se estiver no meio de uma cirurgia de implante, você e o paciente cobertos por campos e aventais de gramatura 50 por mais duas horas de procedimento no calor? É desmaio na certa. De ambos.
Se optar por um imóvel independente, como uma casa ou um salão comercial, lembre-se que você terá que adequá-lo para um consultório. E o custo para isso sabemos que não é baixo. Normalmente no contrato diz que deve entregá-lo como era originalmente. Verifique o tempo de contrato. Imagine se você alugar um imóvel, investir R$50.000,00 e o proprietário resolve pedir de volta em 12 meses? Se o contrato permitir, não terá o que fazer. E perderá quase todo esse investimento! Às vezes é bom pesquisar financiamentos para adquirir um imóvel próprio. Além de ser um bom investimento, não terá o risco de passar por essa situação.
Espero que tenha conseguido passar algumas dicas com relação a esse assunto. Como já alertei, seguramente não tenho como abordar todas as questões relativas ao nosso campo de atuação. Caso queira ser um empreendedor, estude mais. Pesquise tanto quanto se fosse abrir uma cafeteria ou uma academia de ginástica.
Pense no capital a investir. Inclusive nas possibilidades de expansão. E também no tamanho de sua empresa. Engana-se quem acha que ter uma rede de clínicas te fará mais rico que um consultório. Muitas vezes o negócio fica tão grande que o proprietário perde a noção do verdadeiro lucro e das despesas. O giro de capital é muito alto e já não sabe mais o tamanho da empresa. Precisará ter mais habilidade ainda em administrar um grande negócio. É só ver a quantidade de grandes redes de clínicas nos últimos 10 anos que abriram e já faliram. Muitos dirão que os donos faliram mas saíram milionários.
E respondo mais uma vez... o projeto é ser rico ou ser feliz também? Se o projeto é ser rico, realmente pode ser uma boa abrir uma grande rede de clínicas independentemente do que vai acontecer. O que importa é sair bem financeiramente nesse caso. Mas se o projeto é ser feliz, terá que descobrir qual tamanho de empresário quer ser para não se perder.
Atualmente, escolhi ser o dono de um consultório. Algo menor que eu possa administrar, inclusive à distância pelas várias atividades que exerço. Dessa forma, não posso (e nem devo) reclamar porque o retorno do meu consultório é menor que uma clínica, concorda? A pergunta que mais ouço, claro, tem a ver com ganhos financeiros. Com certeza se ficasse apenas em meu consultório, acredito que teria um pró-labore maior. Mas tenho a satisfação de fazer outras coisas que também amo. E para mim, isso conta. Talvez eu mude de ideia algum dia. Inclusive nesse momento não estou lecionando. Mas o objetivo de encontrar prazer nas coisas que faço, isso espero nunca deixar de fazer.
Insista em encontrar um caminho que te fará feliz. Digo isso porque quanto mais envelheço e ganho experiência, vejo o quanto isso é importante. Como é triste ver pessoas mal humoradas, que exercem a profissão com má vontade, que não veem a hora de se aposentar. O pior é saber que essas coisas refletem no convívio familiar. Iniciam-se as brigas, discussões, desânimo.
Quantas pessoas alegam que não se sentem motivadas a saírem de casa por estarem muito cansadas? Infelizmente essas atitudes estão atreladas a pessoas que não têm motivação para trabalhar. E descontam na família. Pense nisso. A vida é uma só. Não a desperdice sendo infeliz. E acredite que há espaço para todos nesse mercado de trabalho!
Seguramente haverá um caminho que te levará a uma vida plena e feliz!